Publicado Edital de Convocação para Eleição de Diretoria e Conselheiros
Foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral, que informa e convoca médicos-veterinários e zootecnistas, para participarem do pleito da Diretoria Executiva e Conselheiros para o triênio 2025//2028. A eleição será realizada no dia 13 de maio (terça-feira), das 9h às 17h, de forma on-line pelo link eleicaocrmvto2025.elejaonline.com (que estará disponível no dia) ou ainda por correspondência.
Tem direito ao voto, profissionais com inscrição principal no CRMV Tocantins, sem débitos e sem impedimentos, administrativo ou judicial, que atrapalhem o exercício da votação. Caso não esteja regular no Conselho, o profissional terá até dia 05 de maio para normalizar suas obrigações para votação on-line. Passado este prazo, o eleitor poderá participar da eleição apenas pelo meio presencial por voto em separado, na sede do CRMV Tocantins, desde que regularize sua situação até a data do pleito.
Todas as informações referentes à votação eletrônica serão encaminhadas pela empresa contratada para a prestação do serviço para o endereço eletrônico (e-mail) do profissional cadastrado no CRMV TO, inclusive, os procedimentos relacionados à votação eletrônica e a senha de acesso.
Correspondência
Na modalidade de voto por correspondência, o profissional adimplente deverá manifestar sua vontade formalmente com o envio de e-mail para comissaoeleitoralcrmvto2025@gmail.com. A informação deve ser encaminhada até o dia 11 de abril. Após a citada data, a ausência de manifestação implicará na utilização do meio eletrônico para votação. O voto por correspondência deverá ser postado pelo profissional até 10 dias antes da data do turno, ou seja, até dia 03 de maio, e encaminhado à caixa postal do CRMV/TO. O documento de encaminhamento deverá ter firma reconhecida, conforme exige o §3º do Art. 14 da Lei nº 5.517/1968.
Multa
Caso o profissional não consiga participar da eleição e não justifique a ausência será multado em 5% do valor da anuidade vigente, segundo os termos da Resolução CFMV nº 1298/2019. O prazo para apresentação de justificativa é de 10 dias úteis após a eleição, ou seja, até dia 23 de maio, mediante envio de documentação comprobatória para o e-mail comissaoeleitoralcrmvto2025@gmail.com. A justificativa de ausência será avaliada pela Comissão Eleitoral e deferida ou não.
Comissão
Todo o processo eleitoral será conduzido por Comissão Eleitoral independente, que terá, para efeitos da votação eletrônica, auxílio de Auditoria Eleitoral externa, conforme determina a Resolução CFMV nº. 1.298/2019. Todas as informações adicionais sobre o pleito poderão ser encontradas no sítio do CRMV/TO (www.crmvto.gov.br), assim como, em sua sede. Dúvidas ainda poderão ser sanadas diretamente com a Comissão através do e-mail (comissaoeleitoralcrmvto2025@gmail.com). O edital de convocação para Assembleia Eleitoral também está fixado na sede do CRMV-TO.
Para mais informações, leia o edital completo, clicando aqui.
Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 26 de fevereiro de 2025.