A equipe de fiscalização do CRMV Tocantins esteve entre os dias 15 e 20 de julho, em Tocantinópolis e cidades vizinhas, na região extremo norte do Estado. Ao todo, foram realizadas 83 inspeções em estabelecimentos ligados à medicina veterinária e zootecnia, como clínicas veterinárias, lojas agropecuárias e granjas.

As fiscalizações resultaram em 55 Termos de Fiscalização, 24 Termos de Constatação e quatro Autos de Infração. Foram fiscalizadas nesta rota as cidades de Aguiarnópolis, Darcinópolis, Nazaré, Palmeiras, Santa Teresinha, Tocantinópolis e Wanderlândia.

“Caso o estabelecimento tenha sido autuado, o profissional ou empresário tem 30 dias corridos da data da autuação para regularizar a situação ou apresentar defesa. Se necessário, o profissional também pode solicitar uma extensão deste prazo”, explicou o assessor técnico Filipe Carrilho, acrescentando que decorrido o prazo de 30 dias, sem regularização ou apresentação de defesa, será lavrado auto de multa.

Todo esse serviço realizado pelo Conselho, combate a atuação ilegal, valoriza o profissional formado e garante a qualidade dos serviços e produtos oferecidos à sociedade em geral. “A fiscalização é essencial para a proteção das profissões, com o cumprimento da legislação e do serviço privativo, legal e ético. A sociedade também é resguardada de maus profissionais e de práticos, que colocam em risco a saúde dos animais e dos seres humanos”, explicou a presidente do Conselho Márcia Helena da Fonseca.

Palmas, 25 de julho de 2024.