CRMV Tocantins participa de debate sobre proteção e defesa dos animais no Estado
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO) esteve presente em mais um importante debate sobre a proteção e defesa dos animais, realizado na capital, Palmas. Representado pela conselheira Dra Candice Colombo dos Santos, o Conselho acompanhou e deu sugestões para a implantação da proposta do Plano de Ação para o biênio 2024-2026 do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais do Tocantins (Pró-Animais). O encontro, que contou com representantes de várias entidades, aconteceu no último dia 05 de fevereiro, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Foram discutidos, entre vários temas, a definição do cronograma do projeto ‘Aluno Amigo dos Animais’. “O projeto propõe a realização de palestras educativas em escolas sobre a causa animal, abordando questões sobre animais silvestres, domésticos, bem como de animais de laboratório e animais de produção. São ações importantes, que juntas, fazem muita diferença no cenário regional”, explicou Dra Candice.
Para a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, a participação do Conselho em reuniões do tipo, é uma conquista para as classes e para a medicina veterinária e zootecnia. “Antes o Conselho não era convidado para participar desse tipo de debate, tão importante para o desenvolvimento de ações que fortalecem as profissões e a causa animal. No Comitê Pró-Animais, por exemplo, temos cadeira e direito a voto, podendo auxiliar na tomada de decisões. Isso só foi possível depois de um trabalho proativo e colaborativo de todos os membros do Conselho”, destacou Márcia Helena.
Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 14 de fevereiro de 2025.