O CRMV Tocantins destaca a importância do passeio com os cães para a saúde e bem-estar dos mesmos. Mas fica o alerta: o passeio deve sempre ser realizado com a utilização correta de guia, coleira e peitoral nos cães, sejam eles de grande porte, médio ou pequeno. Os acessórios, além de garantir o controle e prevenir possíveis brigas com outros animais e ataques a humanos, também reduz os riscos de acidentes após fugas, como atropelamentos.

Segundo o médico-veterinário e assessor técnico do Conselho Filipe Carrilho, mesmo com histórico de ser pacífico, o animal pode sentir diversas emoções, inclusive, euforia, medo e agressividade durante o passeio. “Por isso é muito importante que o responsável tenha total controle da situação e saiba como agir em caso de acidentes. É fundamental conversar sobre isso com o médico-veterinário de confiança e tenha orientação profissional da melhor forma de lidar em situações como essas”, explicou.

Outro momento que merece atenção redobrada é na hora de sair ou chegar em casa. “Alguns cães fogem quando veem o portão aberto e nesse caso, recomendamos adestramento para que os animais aprendam a esperar dentro de casa. É uma medida muito efetiva que pode evitar muitos problemas”, pontuou Carrilho, acrescentando que o controle sobre a situação garante a segurança do próprio animal, de outros pets e também de pessoas.

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 08 de julho de 2024.