A vice-presidente do CRMV Tocantins Nilda Costa e o assessor técnico Filipe Carrilho se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 18 de abril, com membros da Vigilância Sanitária (Visas) Estadual e Municipais. O objetivo do encontro, que foi híbrido, ou seja, presencial e on-line para os representantes das Visas dos municípios, foi alinhar ações em conjunto com os órgãos para fortalecimento dos mesmos. A reunião presencial ocorreu na sede do Conselho, em Palmas.

A médica-veterinária Nilda Costa ressaltou a importância da parceria entre Conselho e Visas para a completa fiscalização de estabelecimentos relacionados a medicina veterinária e zootecnia. “Buscamos novas parcerias, convênios, estreitar laços mesmo, porque entendemos que assim o trabalho de vigilância e fiscalização fica ainda mais forte e diligente e todos ganham com isso, instituições, profissionais e sociedade”, disse a vice-presidente Nilda, colocando o CRMV Tocantins à disposição das Visas.

A gerente do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária do Tocantins Crislane Maria da Silva Bastos – Gerente do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária –DVISA/TO, enalteceu o trabalho das Vigilâncias para o desenvolvimento da Saúde Única, responsável por resguardar o homem, o animal e proteger o meio ambiente.

Segundo a inspetora sanitária da Visa de Palmas Cynthia Macedo há uma dificuldade muito grande em fazer a sociedade entender o papel fiscalizatório dos órgãos e toda parceria é bem-vinda. “Só assim teremos êxito nas ações”, comentou a médica-veterinária que também ministrou palestra sobre a Inspeção Sanitária em Clínicas Veterinárias de Palmas.

Sobre estabelecimentos veterinários e as normas que regem seu funcionamento, o assessor técnico do CRMV Filipe Carrilho apresentou os principais pontos que devem ser observados, tanto pelas Vigilâncias quanto pelo Conselho. Ele também exibiu um caso de sucesso de ação realizada em conjunto com a Vigilância Sanitária de uma cidade do interior e a Polícia Militar para impedir a atuação de profissional sem as condições necessárias de atendimento. “Recebemos a denúncia por meio do Ministério Público e com certeza a fiscalização foi muito mais eficiente e eficaz porque contamos com o apoio da Vigilância e da Polícia Militar. O profissional foi notificado e todas as providências cabíveis estão sendo tomadas”, pontuou.

Ao finalizar as apresentações, os participantes puderam tirar dúvidas e falar das principais dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades. “A partir de agora iremos oficiar municípios, com o apoio da Visa Estadual, com o objetivo de fechar convênios com as Prefeituras, fortalecendo ainda mais esse laço e realizando novas ações”, finalizou Nilda Costa.

Palmas, 18 de abril de 2023.