CRMV Tocantins debate controle populacional de animais no Tocantins
Com o objetivo de aprimorar as ações de controle populacional de animais e garantir o bem-estar animal no Tocantins, foi realizada uma reunião nesta terça-feira, dia 1º de outubro, com representantes do CRMV Tocantins e entidades. O encontro aconteceu na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins.
Participaram da reunião a secretária executiva do Comitê Pró-Animais, Meriele Oliveira, a representante da Comissão de Bem-Estar Animal e membro efetiva do comitê Elaine Rosini, o assessor técnico do CRMV Tocantins Filipe Carrilho, a representante da ONG Adota Palmas Késia Abreu, e o veterinário da UVCZ de Palmas Leandro da Silva Chaves.
Segundo Carrilho, entre os tópicos abordados, destacaram-se a viabilidade, os critérios e os requisitos mínimos para a realização de campanhas de controle populacional. “Além disso, foi proposta a implementação de um “castra móvel” em âmbito estadual, como ferramenta de apoio à esterilização de animais e de toten com o propósito de promover a adoção responsável de animais esterilizados”, explicou.
Outro ponto relevante discutido foi a microchipagem dos animais, com o objetivo de facilitar o controle e a identificação, contribuindo para o manejo populacional.
Segundo a presidente Márcia Helena da Fonseca, o Conselho, atuando como órgão consultivo, tem sido parte ativa em debates significativos em diversas áreas relacionadas à saúde animal e à medicina veterinária. “Temos fortalecido nossas relações com diversos órgãos e entidades, sempre com o objetivo de proteger a saúde animal, a saúde pública e o meio ambiente, que são os pilares da nossa classe”, destacou.
Ascom CRMV Tocantins
Andressa Figueiredo
Palmas, 03 de outubro de 2024