A diretoria e os conselheiros do CRMV Tocantins comemoram o sucesso do sistema eletrônico de fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs, conhecido como Inofisc 2.0. A ferramenta eletrônica está em utilização no Tocantins desde maio de 2024 e tem gerado grandes resultados nas fiscalizações e análises de processos administrativos e éticos.

Segundo a médica-veterinária e conselheira Daniele Aguiar, agora os processos são mais completos, constando todos os embasamentos regimentais e jurídicos, facilitando o julgamento por parte do relator do documento e do plenário. “Tem ficado mais fácil entender exatamente o que aconteceu no momento da visita, o que diz a legislação à respeito e analisar as solicitações de forma ainda melhor”, disse a conselheira.

De acordo com a vice-presidente do CRMV Tocantins Nilda Costa, no sistema o fiscal faz o preenchimento do formulário direto pelo tablet, tornando a fiscalização mais eficiente e segura. “A ferramenta solucionou problemas com a caligrafia, por exemplo, além de facilitar a padronização dos formulários e reduzir sobremaneira a possibilidade de erros. É uma modernização do sistema que valoriza as classes médica veterinária e zootecnista e garante serviços de qualidade à população. Todos ganham”, explicou Nilda, acrescentando que o número de fiscalizações também tem aumentado.

Entenda

O Inofisc 1.0 foi criado numa parceria do CFMV com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e apresentado pela primeira vez  em outubro de 2022, mas funcionava somente em notebooks e de forma on-line.

Em 2023, o sistema foi melhorado e sofreu várias modificações para funcionar offline e em dispositivos móveis, facilitando seu uso pelo interior dos Estados. Em setembro, o Inofisc 2.0 entrou em funcionamento em cinco regionais, a fim de confirmar sua eficiência. Com a sua aprovação, em 2024, foi iniciada a implantação gradual nos Regionais, sendo que atualmente 24 Conselhos, incluindo o Tocantins, estão utilizando o Inofisc 2.0.

Palmas, 18 de julho de 2024.