Com o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas pela Comissão de Bem-estar Animal e do CRMV Tocantins, o Conselho prestigiou o maior evento na área de pequenos animais do Brasil, o 43º Congresso Brasileiro da Anclivepa – CBA. A médica-veterinária e membra da Comissão de Bem-estar Animal Lucilândia Maria Bezerra esteve presente no evento, que aconteceu de 22 a 24 de maio, em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Segundo a presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca, congressos e seminários são espaços de grandes debates e troca de experiências e somam conhecimento para o desenvolvimento das atividades fins do Conselho, que são orientação e fiscalização dos profissionais. “É imprescindível que os órgãos que orientam os profissionais, como os Conselhos Regionais, estejam a par das discussões mais atuais sobre a medicina veterinária e esses eventos são imprescindíveis”, pontuou.

De acordo com Lucilândia, todos os temas abordados no evento foram bem interessantes, com destaque para as doenças infecciosas transmitidas por vetores e sua relação com a ecologia ambiental. “A importância desse entendimento dos médicos-veterinários em relacionar o ambiente, em todas as suas circunstâncias, como um gatilho para o aparecimento de doenças silenciosas provocadas por patógenos que aproveitam as condições ambientais externas e internas do próprio animal para se manifestarem”, disse a médica-veterinária, acrescentando que os órgãos de saúde devem de todas as formas investir em prevenção e controle ambiental para a saúde e bem-estar dos animais e dos seres humanos.

Palmas, 27 de maio de 2024.