A equipe do CRMV Tocantins recebeu nesta quinta-feira, dia 23 de maio, acadêmicos de medicina veterinária do Ceulp Ulbra Palmas para uma noite de palestras e roda de conversa. O encontro aconteceu na sede do Conselho e contou com cerca de 40 estudantes, além da professora e responsável pelo Hospital Universitário Veterinário Mildre Loraine Pinto.

A primeira palestra abordou o Sistema CFMV/CRMVs e o papel dos conselheiros, e foi ministrada pela médica-veterinária e  conselheira Joseanne Cademartori. Em seguida, o mv e assessor técnico Filipe Carrilho falou sobre a Atuação Profissional e a Responsabilidade Técnica, com participação do mv e conselheiro Joellington Monteiro. Logo após, foi realizada a roda de conversa, respondendo questões como mercado de trabalho, desafios das profissões, e ética.

Joseanne Cademartori falou sobre a importância de estar sempre estudando e se atualizando para o profissional ser bem colocado no mercado de trabalho, além de ficar resguardado de problemas éticos. “Além disso, existe uma cobrança para o profissional atuar em várias áreas e o médico-veterinário não deve ceder, não deve se envolver em especialidades que não são a sua. Defina sua área, se especialize e não se envolva em outras áreas. Por exemplo, sou da inspeção, não vou clinicar. Oriento que deve procurar um médico de clínica, seja de grandes ou de pequenos”, disse.

Carrilho destacou que outro desafio da profissão é resguardar as áreas privativas do médico-veterinário. “São mais de 15 áreas que só podem ser realizadas por médico-veterinário formado e inscrito e qualquer outra coisa diferente disso deve ser combatida pelos próprios profissionais, junto aos órgãos responsáveis”, pontuou.

Monteiro ressaltou a importância do profissional andar com o Código de Ética e estudá-lo com frequência. “O Código de Ética protege o profissional de problemas  que os próprios tomadores de serviço ou tutores podem denunciar. Toda a regulamentação e os Códigos de Ética são feitos para instruir, orientar sobre a melhor conduta”, argumentou.

A professora da Ulbra  Mildre Pinto elogiou o trabalho realizado pelo Conselho. “Uma das funções do Conselho é fiscalizar, mas o CRMV Tocantins mais orienta do que fiscaliza. É essencial para os profissionais, nos orientando sobre as leis e amparando mesmo”, comentou.

Ao final do evento, após conhecer a sede do Conselho, a acadêmica Assucena de Andrade observou a importância de se familiarizar com as normativas e legislações já no primeiro período do curso. “É muito importante a gente já começar sabendo o que é certo e errado”, detalhou.

Palmas, 24 de maio de 2024.