Maio é celebrado como o mês do zootecnista e o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins presta homenagem aos profissionais que atuam no Estado, valorizando e defendendo a classe. Pessoas como a professora, mestre e doutora em zootecnia Dra Kênia Ferreira Rodrigues, que inspira milhares de acadêmicos do Tocantins e de outros estados, com seu amor e dedicação à profissão há mais de três décadas nos câmpus das universidades.

Com vasta experiência em Produção Animal, focada sobretudo nos seguintes temas: criação de frangos de crescimento lento, avicultura, agricultura familiar e alimentos alternativos, Kênia transmite conhecimento e já orientou centenas de estudantes Tocantins afora. Atualmente, é Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, e reside em Araguaína, cidade localizada a 380 km de Palmas e segue sendo referência nacional no profissionalismo e na gestão universitária.

O CRMV Tocantins entrevistou a profissional, com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre a classe. Confira abaixo o bate-papo e conheça um pouco mais dessa zootecnista essencial para a educação superior, para a economia brasileira e para o desenvolvimento sustentável.

CRMV TO – Como ocorreu a escolha pelo curso de Zootecnia.
Dra Kênia Rodrigues – Na verdade eu não conhecia a Zootecnia. Fiz o vestibular pelo interesse em área de biologia e química, mas foi só começar o curso em Lavras, na então Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL, que me apaixonei pelo curso.

CRMV TO – Como aconteceu a mudança de Minas Gerais para o Tocantins?
Dra Kênia Rodrigues – Fiz uma entrevista para atuar no curso de Agronomia da UNITINS – Universidade Estadual do Tocantins, em abril de 1994 e fui convocada para assumir a docência começando em Gurupi, logo em seguida.

CRMV TO – Quando formamos temos uma idealização de como seria nossa carreira. Pode dizer que alcançou o que tinha imaginado na época?
Dra Kênia Rodrigues – A partir do momento que escolhi a docência como área de atuação posso dizer que sou plenamente realizada. Comecei a atuar no Curso de Agronomia e me envolvi diretamente na proposta do primeiro curso de Zootecnia da região Amazônica que é o do Tocantins. Hoje são mais de 21 cursos na região, além da Pós-Graduação, referência também na região.

CRMV TO – O que mais a deixa orgulhosa na área?
Dra Kênia Rodrigues – O papel do zootecnista é amplo e de grande importância na sustentabilidade, tanto da produção pecuária quanto na segurança alimentar, do alimento para a população brasileira. Além disso, atuamos em amplas frentes junto às nossas comunidades na área social e de desenvolvimento humano.

CRMV TO – Como vê o mercado de trabalho para zootecnistas no Tocantins?
Dra Kênia Rodrigues – Antes a gente dizia que a Zootecnia seria a profissão do futuro, pois este futuro chegou. Hoje a procura por profissionais é grande em toda a região Norte, nas diversas frentes de atuação, muitas empresas nos contactando para estágios na graduação e na pós-graduação.

CRMV TO – Na sua opinião, qual o maior desafio para os estudantes de zootecnia e para os profissionais atualmente?
Dra Kênia Rodrigues – Os maiores desafios estão na maior inserção e conhecimento da área pela sociedade em geral e na área de inovação, como acesso a novas tecnologias e inovações.

CRMV TO – O que gostaria de falar para colegas zootecnistas que se formaram agora?
Dra Kênia Rodrigues – Vocês estão no melhor momento da inserção no mercado, continuem se capacitando e apostem na formação de vocês e no trabalho em equipe sempre. Sucesso a todos e todas!