10.09.2019

Conselho apoia III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, lembrado dia 09 de setembro, a Unicatólica irá realizar a III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. O evento contará com o apoio do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins. Na quarta-feira, dia 18, a partir das 10h30, a vice-presidente do Conselho, Márcia Helena da Fonseca, irá ministrar palestra sobre o tema “Ética, Valorização e Postura Profissional” para os participantes.

O público-alvo são estudantes e profissionais da área. Para se inscrever basta levar um litro de leite zero lactose ou uma lata de ração para gatos (Whiskas), ou ainda material convencional de limpeza. Os itens arrecadados no evento serão doados às instituições parceiras do Curso de Medicina Veterinária.

Segundo a presidente do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, Railda Marques, o debate acerca da profissão é super importante e válido tanto para o crescimento dos futuros profissionais, como para o aperfeiçoamento dos médicos veterinários que já estão atuando. “A programação da Semana está muito boa e esperamos que os profissionais filiados ao Conselho prestigiem também o evento, buscando a atualização de temas que estão sempre mudando com as tecnologias, como células-tronco e dermatopatias, por exemplo”, disse.

Programação:
Dia 18/09 (quarta-feira) – Sala única
08:00 – 08:40 – Credenciamento
08:40 – 09:20 – Abertura oficial
09:20 – 10:25 – Saúde mental na universidade: desafios e possibilidades (Prof. Ulisses Franklin Carvalho da Cunha – Unitins)
10:30 – 12:00 – Ética, valorização e postura profissional (M.V. Márcia Helena Fonseca – CRMV/TO)
13:45 – 15:25 – Células-tronco: o que são, para que servem e os desafios. (M.V. Getúlio Claudir Fiúza)
15:30 – 17:00 – Atuação do Médico Veterinário na área comercial (M.V. Nádya Janczur – Petmarket)

Dia 19/09 (quinta-feira) – Sala de Grandes Animais
08:45 – 10:25 – Dermatopatias tropicais em animais de produção (M.V. Leilane Aparecida da Silva Rondelli)
10:30 – 12:00 – Princípios básicos da ultrassonografia e como utilizá-lo na reprodução bovina (M.V. Lucas Coelho Peres – Clivar Reprodução Bovina)
13:45 – 15:25 – Protocolos nutricionais e padrões de dieta em confinamento (Zoo. Wellington Costa Campos – Guabi)