24.03.2020

Secretaria Estadual de Saúde é comunicada sobre vacinação dos médicos veterinários

Devido a pandemia da COVID 19, foi antecipada a vacinação contra a gripe comum em todo o Brasil. A campanha começou nesta segunda-feira, dia 23 de março, com a imunização dos idosos e profissionais da saúde e mesmo o médico veterinário sendo reconhecido como tal, alguns postos se negam a vacinar os profissionais. Buscando conscientizar, Governo Estadual e Municípios, o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins enviou ofícios solicitando a vacinação dos médicos veterinários na primeira etapa da campanha.

Segundo a presidente do Conselho, Márcia Helena da Fonseca, o Conselho Nacional de Saúde, determinou através da Resolução nº 287, de 10 de outubro de 1998, que os médicos veterinários devem ter acesso igualitário aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, pois são considerados profissionais da saúde. “Os médicos veterinários estão expostos aos tutores e animais, atendendo serviços de urgência e emergência, frigoríficos, indústrias de produtos de origem animal e devem receber a vacinação contra a gripe comum neste primeiro momento. Estamos pedindo o cumprimento do decreto e direito dos profissionais”, explicou.

Para a vacinação, os médicos veterinários devem apresentar apenas a carteira profissional, emitida pelo CRMV Tocantins.

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 23 de março de 2020.