11.02.2020

CRMV Tocantins comunica municípios sobre obrigatoriedade de registro de Agroindústrias

Buscando resguardar a saúde pública e garantir o correto exercício profissional dos médicos veterinários, o CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins está comunicando todos os 139 municípios tocantinenses sobre a obrigatoriedade do registro no Conselho das Agroindústrias. Os locais são responsáveis por industrializar as matérias primas de origem animal e transformá-las em produtos, atendendo às exigências sanitárias e o mercado consumidor. Dessa forma, as agroindústrias são fiscalizadas pelo SIM - Serviço de Inspeção Municipal, mas devem também ter registro no CRMV Tocantins, além de manter ativo a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

De acordo com a presidente do CRMV Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, com registro no Conselho e com médico veterinário contratado como Responsável Técnico, a agroindústria garante a segurança alimentar e a qualidade dos serviços e produtos destinados aos consumidores, promovendo a saúde pública. “Em todo o Brasil sofremos muito com os casos de infecções alimentares, causados sobretudo pela péssima qualidade e segurança na produção de alimentos clandestinos de origem animal, por isso a importância das agroindústrias processarem as matérias primas, obedecendo às legislações vigentes e terem um médico veterinário responsável pelo processo de inspeção”, comentou.

Vale destacar que o próprio Serviço de Inspeção Municipal é objeto de trabalho do Conselho. “No Tocantins lutamos muito para que as prefeituras instalassem o Serviço de Inspeção Municipal e conseguimos aumentar significativamente este número. Agora queremos conscientizá-los sobre a importância das agroindústrias terem registro no Conselho também, assim podemos ajudá-los na fiscalização do exercício do médico veterinário, e assim na qualidade dos alimentos”, disse a presidente.

Para estimular a regularização das agroindústrias, o Conselho está orientando que os responsáveis pelo SIM ou órgão da administração municipal, ao cadastrar, registrar e/ou contratar os serviços prestados pelas Agroindústrias, exijam à apresentação de regularidade junto ao CRMV Tocantins. “Muitos munícipios adquirem produtos das agroindústrias para as escolas, por exemplo, e podem solicitar facilmente essa comprovação”, pontuou Márcia Helena.

Ascom CRMV Tocantins
Palmas, 11 de fevereiro de 2020.