11.01.2020

Abertas indicações para Comenda Muniz de Aragão 2020

Os médicos veterinários que prestaram relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e ao fortalecimento da Veterinária Militar serão homenageados anualmente pelo CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia, com a Comenda Muniz de Aragão. A outorga será realizada dia 17 de junho, Dia da Medicina Veterinária Militar. O CRMV Tocantins irá receber as indicações, fazer a seleção e enviar ao Federal, até dia 28 de fevereiro. Os interessados podem enviar os documentos necessários para o e-mail crmvto@crmvto.gov.br.

Segundo a presidente do Conselho, Márcia Helena da Fonseca, é preciso encaminhar um memorial e/ou currículo do profissional, além de documentos que comprovem o merecimento. São elegíveis profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal. Os indicados serão avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais, cujo relatório conclusivo será avaliado pelo plenário do CFMV.

A nova homenagem do CFMV aos médicos-veterinários faz referência a João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922), tenente-coronel médico do Exército Brasileiro. Ele desenvolveu trabalho relevante no combate a zoonoses, em especial, ao mormo, além de ter criado e dirigido o Serviço de Defesa Sanitária Animal, que viria a ser o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Além disso, Muniz de Aragão é considerado patrono da Medicina Veterinária Militar, empenhando-se pela estruturação do ensino da Medicina Veterinária no Brasil e ocupando o cargo de diretor da Escola de Veterinária do Exército.

Com informações do CFMV
Palmas, 11 de janeiro de 2020.